O profissional formado no Curso Técnico em Petróleo e Gás poderá trabalhar em empresas do setor petrolífero, empresas operadoras de campos de petróleo e em prestadoras de serviços.
Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:
- Operação e controle de máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural;
- Auxílio e atuação na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos;
- Determinação de propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural;
- Auxílio no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.
Novidades e informações
Segundo a Petrobras, o técnico em petróleo e gás está entre as profissões do futuro. Vale destacar que esse tipo de carreira tem uma boa visibilidade, em virtude dos ganhos significativos. Essa pode ser a oportunidade para os estudantes que além de buscarem a formação tradicional, também esperam pela profissionalização. É importante destacar que esse tipo de mão-de-obra é bastante específico e interessa, sobremaneira, o segmento de petróleo o e gás.
Quem se interessou e pretende fazer o curso, mas ainda não pode pagar para obter esse tipo de conhecimento, pode contar com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que disponibiliza diferentes modalidades técnicas, gratuitamente. Ou seja, não há mais desculpas para ir em busca da qualificação profissional.
Exigências
Para lidar com esse setor, o estudante ficará em contato com disciplinas específicas e, dependendo do curso, até passará por estágios. São elas: termodinâmica, máquinas e equipamentos, combustíveis, petróleo e meio ambiente, produção de petróleo, introdução a materiais, geração e distribuição de vapor, polímeros derivados de petróleo, gestão da produção e da qualidade, corrosão, metrologia, além de outras necessárias para a qualificação do profissional.
O curso te garante o direiro ao registro profissional no Conselho Regional de Química (CRQ).
Reviews
There are no reviews yet.